sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Tarte de maçã e leite condensado



Esperemos que gostem desta receita que foi retirada daqui. É bem calórica mas vale muito a pena para uma sobremesa de verão ... assim acabadinha de sair do frigorífico!




Ingredientes:
800 gr de maçã (reineta ou granny smith)
100 gr de açúcar mascavado (se preferirem uma sobremesa menos doce podem mesmo eliminar o açúcar)
1 pau de canela
180 gr de margarina
300 gr de bolacha digestiva
1 lata de leite condensado light
5 gemas de ovos
250 ml de leite
canela em pó para decoração

Primeiro, num tacho colocam-se as maçãs descascadas e cortadas aos bocados. Adiciona-se o açúcar e o pau de canela e vai ao lume até as maçãs ficarem cozidas e quase em puré.



Enquanto a maçã coze, emigalham-se as bolacha digestivas com a ajuda de um processador de comida e coloca-se numa taça. Derrete-se a margarina e junta-se à bolacha moída. Mexe-se tudo bem e transfere-se para a forma de tarte espalhando esta mistura uniformemente por toda a tarteira. Reserva-se no frigorífico para endurecer.



Antes de "atacar" o leite condensado finaliza-se o puré de maçã. Não esquecer de retirar o pau de canela. No nosso caso tivemos de usar uma varinha mágica para a maçã ficar em puré grosseiro.



Noutro tacho coloca-se o leite condensado e as gemas e mistura-se bem com uma vara de arames. Adiciona-se ainda o leite e mexe-se até obter uma mistura homogénea. Coloca-se a lume médio até à mistura engrossar, demora um bocado mas quando começar borbulhar significa que está a engrossar e rapidamente fica no ponto que queremos. Desliga-se o lume e reserva-se.



Finalmente resta colocar esta sobremesa às camadas e está pronto a... (ainda não a comer!) .... ir ao frigorífico até estar bem frio. De preferência umas 5 horas no frigorífico. Antes de servir decorem com canela em pó.


Bom proveito!
PS- Esta sobremesa é de facto uma bomba mas é muito boa!


1 comentário:

 
Blog Template by Delicious Design Studio