quarta-feira, 17 de março de 2010

Bolo de rolinhos de canela com maçã e caramelo



Esta receita já nos estava na memória (leia-se papilas gustativas) há algum tempo uma vez que estamos sempre atentas aos novos posts da Pioneer Woman. Mas nunca houve tempo para a fazer. O fim de semana passado foi dedicado a novas receitas e portanto porque não esta?!

É preciso de facto tempo, e fica muito melhor frio, apesar que é um bocado difícil depois de tanto trabalho, sem saber se estava tudo bem porque há sempre a dúvida se os ingredientes que os americanos usam são mesmo iguais aos nosso, e depois há a história das medidas e conversões, portanto é um bocado difícil esperar que arrefeça, por isso há que comer ainda quente!! Mas enfim, valeu a pena todo o esforço, agora que fica melhor quando arrefecido, fica. Aqui em casa uns acharam que os rolinhos por si só eram um bocado secos, outros gostaram muito deles simples e não acharam secos. Por isso achamos que vai agora depender um bocado das pessoas. A sobremesa em si, ou seja, com o caramelo e a maça ficou muito boa.




Ingredientes:
(50 rolinhos)

Para a massa:
125 ml de óleo
280 gr de açúcar
500 ml de leite gordo
900 gr de farinha (1º - 700gr + 2º - 200gr)
2 + 1/4 colheres de sopa de levedura (cerca de 15/20gr)
1/2 colher de chá de fermento
2 colheres de chá de sal

Molho de caramelo:
100 gr de margarina
200 gr de açúcar amarelo (ou mascavado)
2 colheres de sopa de natas

Para o resto:
manteiga derretida que baste
canela que baste
3 maçãs granny smith

Os ingredientes para a massa.



Colocar num tacho grande o óleo, leite e o açúcar.





Deixar esta mistura aquecer até ao ponto antes de ferver. Portanto retirem do lume mesmo antes de parecer que vai entrar em ebulição (começam a ver que vai começar a borbulhar muito).



Esperar meia hora.

Agora adiciona-se a levedura.



A levedura começa logo a inchar.



Depois da levedura junta-se a farinha (os primeiros 700 gr).



Mexe-se tudo com força e vai ficar assim.



Ainda vai ficar um bocado líquida mas depois adiciona-se mais farinha. Espera-se agora cerca de 40 minutos para aumentar de volume. No nosso caso não aumentou muito mas cresceu um bocado.

Depois de levedar acrescentam-se as outras 200 gr de farinha, o fermento e o sal.



Mexe-se tudo de novo (... com força) e se for necessário colocar mais farinha para que fique com a consistência necessária para poderem trabalhar com ela ponham à vontade.



Antes continuar com esta massa, descascam-se as maçãs, cortam-se aos cubos e reserva-se numa taça.





Faz-se já o molho de caramelo (podem seguir esta outra receita ou continuarem com a deste post). Começa-se por derreter a margarina.

Depois adiciona-se o açúcar amarelo (ou mascavado) e deixa-se ferver. Quando estiver bem a ferver (muitas bolhas) colocam as natas. Deixem espessar bastante.



Agora de volta à massa. Depois de estendida coloca-se a manteiga derretida à vontade para cobrir toda a superfície da massa com a ajuda da parte de trás de uma colher de sopa.



Agora polvilha-se com bastante (... bastante!) canela.







Depois é enrolar a massa num rolo (grande!). Coloquem bastante farinha por baixo senão quando forem enrolar o rolo vai ser difícil.



... e cortar à rodelas não demasiado finas nem demasiado grossas, cerca de 1.5cm de espessura.



Vejam o interior.



Depois do rolo cortado, num pirex colocam primeiro o molho de caramelo.



Depois coloca-se a maçã cortada aos pedacinhos.



A seguir começa-se a colocar os rolinhos em cima da maçã da seguinte forma.







A sobremesa vai ao forno durante 15 minutos a 200 ºC ou até os rolinhos ficarem bem dourados. Atenção que o caramelo misturado com a manteiga vai começar a borbulhar e é capaz de começar a verter do pirex. Talvez seja boa ideia colocarem um dos tabuleiros do forno coberto com papel vegetal por baixo.





Depois é só verter para um prato e já está.



Ao mesmo tempo que fizemos esta sobremesa também fizemos apenas os rolinhos de canela.



Estes ficaram óptimos mesmo nos dias a seguir e comiam-se ao lanche que era uma maravilha (... e também ao pequeno almoço! =P ).





Bom proveito!

1 comentário:

  1. Deve ser bem bom. Rolinhos já experimentei (de canela, de manga e também menos doces com mortadela e queijo) mas nunca me tinha ocorrido essa possiblidade da maçã e caramelo, deve ser apetitoso.

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio