segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bolo de mármore



Esta receita já é tão velhinha mas é tão boa ... a serio!Houve tempos, quando mais novas, que fazíamos todos os fins-de-semana esta receita. Quando ficava húmido era quando mais gostávamos, aliás para nós isso acontece com todos os bolos. A fonte é da Teleculinária.



Ingredientes:
5 ovos (gemas + claras)
200 gr de açúcar
150 gr de margarina
200 gr de farinha
1/2 colher de sobremesa de fermento
125 gr de chocolate em pó
pitada de sal fino

Começa-se por derreter a margarina.



Separam-se as gemas das claras dos 5 ovos.



Com a batedeira, o que se faz em primeiro lugar a fim de evitar lavar mais louça, é bater as claras em castelo. Adiciona-se aqui a pitada de sal.



Até ficarem bem firmes e não caírem quando se vira de lado (cuidado com este passo =P, ter mesmo a certeza que estão firmes).



Bate-se muito bem (5min) o açúcar com as gemas, utilizando as varas já usadas para bater as claras, nem vale a pena lavar.



Junta-se a margarina derretida e bate-se até obter uma mistura homogénea.



Adiciona-se a farinha e o fermento e mexe-se muito bem com a colher de pau até ficar tudo bem incorporado.





Acrescentam-se aos bocados as claras em castelo e mistura-se tudo muito bem, mas com cuidado.





Normalmente, para ser mais prático, colocamos a massa "branca" logo na forma (já untada com manteiga) e depois ainda na mesma tigela juntamos o chocolate, mexemos e depois colocamos por cima da massa "branca", que já está na forma, a parte massa achocolatada. Com a ajuda de um garfo misturamos um bocado as duas massas (mas não demasiado). Neste caso fizemos de forma mais tradicional.

Então ... divide-se a massa para duas tigelas diferentes e numa delas junta-se o chocolate em pó e mexe-se bem até que se obtenha uma cor homogénea. Conselho: colocar um pouco menos de massa na tigela onde se vai colocar o chocolate.





Colocam-se colheradas ora de uma massa ora de outra na forma até que se gaste a massa toda. O conselho escrito a cima tem a ver com o facto de que a massa com chocolate é mais pesada e, por isso, mesmo sendo em menor quantidade vai incorporar a massa branca durante a cozedura, assim, o melhor é colocar mais massa achocolatada por baixo e por cima mais massa "branca".





Vai ao forno a 200ºC durante 30 minutos e está pronto. Se quiserem o bolo mais mal cozido retirem antes mas testem sempre com o teste do palito.





Bom proveito!

7 comentários:

  1. Adorei o aspesto!
    Nunca fiz bolo mármore, mas depois destas fotos fiquei com vontade de ir já para a cozinha...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico, é o meu bolo preferido.

    Fico à espera que o faças e me ofereças um bocadinho. =P
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Para bem os bolos melhores também são os que ficam mais húmidos.

    E o Bolo Mármore é um clássico que "marcha" sempre bem. Nham!

    ResponderEliminar
  4. onde entra a pitada de sal?

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela chamada de atenção, já foi corrigido. Adiciona-se a pitada de sal fino às claras, antes de as bater em castelo.

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio