segunda-feira, 31 de maio de 2010

Polvo com arroz branco



Polvo, algo que ambas não gostávamos e agora adorámos, pode ser estufado ou grelhado que sabe sempre bem. Aqui vai uma sugestão que costumamos fazer várias vezes em casa. Não é arroz de polvo pois fazemos o arroz à parte mas dá perfeitamente para juntar o arroz no fim do polvo estar pronto e fica um arroz de polvo à maneira. Para ver a receita completa clicar em "Ver mais sobre esta receita...".




Ingredientes:
1 polvo
azeite
2 cebolas
3 alhos
3 tomates
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1/2 pimento amarelo
2 folhas de louro
sal grosso
arroz branco

Primeiro trata-se do polvo.
Lava-se muito bem lavado e a parte importante é tirar o "olho". Depois num tacho coloca-se água, sal grosso e uma cebola com casca, apenas tirem a 1ª ou 2ª casca. Quando a água estiver a ferver baixa-se para lume mínimo, introduz-se o polvo e tapa-se o tacho. A partir deste momento contam-se 30 minutos e deixa-se sempre a tampa do tacho fechada. No fim desses 30 minutos desliga-se o lume e retira-se o polvo, coloca-se o mesmo numa tábua e corta-se da maneira desejada.

Retira-se a cebola do tacho e esta é a água que se utiliza para quem quiser fazer arroz de polvo.



Noutro tacho faz-se um refogado, por isso colocamos azeite no tacho, 1 cebola cortada aos bocadinhos e também os alhos cortados. Quando a cebola estiver translúcida junta-se o tomate cortado também aos bocadinhos pequenos e ainda os pimentos todos cortados. Deixa-se agora estufar em lume mínimo até ficar tudo muito tenrinho e entretanto adicionam-se as folhas de louro.



Depois deste refogado bem estufado adiciona-se o polvo já cortado para ficar incorporado neste molho. Deixar apenas entre 5-10 minutos e não mais para não enrijecer o polvo.



Depois faz-se arroz branco para acompanhar.



E está pronto a servir tudo!





Bom proveito!

4 comentários:

  1. Que bom aspecto adoro polvo o teu está uma maravilha,jinhosss

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

    Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

    Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

    Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

    Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


    Visite também o novo site ligado ás artes: http://pt.creatiblogs.com

    Se já se encontra registado no Petitchef, agradecemos a sua participação e pedimos-lhe o favor de nos ajudar a divulgar este site pelos seus amigos.


    Atentamente,

    Octávio
    Ptitchef.com

    ResponderEliminar
  3. Adoreiiiiii o blog.... vou adicionar p seguir as tuas receitas
    beijinhosss

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro polvo! E o teu tem um aspecto estupendo!
    Vou fazer hoje, mas vai ser salada de polvo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio