terça-feira, 4 de maio de 2010

Mousse de chocolate



Ora ..., como esta receita da mousse de chocolate foi usada numa sobremesa que fizemos este fim-de-semana é da maneira que vem já também aqui para o blog. Para além disso, e para quem ainda anda à procura da mousse de chocolate de eleição, aqui fica esta sugestão que nunca fica fora de moda e todos adoram. A receita é da sempre confiável Teleculinária.






Ingredientes:
250 gr de chocolate de culinária (tablete)
130 de margarina
125 de açúcar
6 ovos
1 pitada de sal fino



Primeiro coloca-se num tacho chocolate de tablete partido aos bocados e a margarina e coloca-se a ferver em banho maria.



Deixa-se derreter tudo muito bem e mexe-se até estar completamente homogéneo. No fim retira-se o tacho pequeno da água.





Partem-se os ovos e para uma taça vertem-se as claras e noutra colocam-se as gemas. Na taça das claras coloca-se uma pitada de sal fino e batem-se de forma a ficarem em castelo.



Na outra taça junta-se o açúcar às gemas e mexe-se muito muito bem até ficar muito fofo (pelo menos 5 minutos, é mesmo essencial).



Adiciona-se o chocolate e a margarina derretidos à taça das gemas e do açúcar e mexe-se bem até estar homogéneo.



E fica assim.



Depois juntam-se as claras em castelo e mexe-se bem mas com cuidado, a melhor técnica é com a colher de pau com movimentos de cima para baixo e não à volta da taça. No fim pode-se usar uma vara de arames para ficar tudo mais homogéneo.





No fim têm de ficar essas bolhas de ar que se vêem na figura.

Agora tem de ser colocada a mousse num taça e cobrir com papel aderente e levar ao frigorífico para ficar fresca (2 horas no mínimo).



Bom proveito!



2 comentários:

  1. Adorei o vosso blog, não conhecia mas fica já nos fav's! Esta exlicação através de fotografias está espectacular! Parabéns! Vou colocar o vosso link no meu blog! Parabéns e continuem!

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa,

    Obrigada pela mensagem =). Sim as fotos passo-passo são muito interessantes e explicativas, começámos a ver nos blogs americanos e ajuda muito e fica mais apelativo =P Já estive a ver o teu mangericão, também gostava de plantar essa e outras plantas aromáticas. Será um objectivo (... mas a longo prazo!).

    Boas receitas.
    PS- tb estarei atenta ás tuas receitas.

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio