quarta-feira, 19 de maio de 2010

Arroz de gambas polvilhado com coentros



Foi a primeira vez que fizemos arroz de gambas em casa e foi um completo sucesso. Apenas fomos ouvindo sugestões de familiares mais experientes e depois foi o bom senso. Ficou maravilhoso e nada difícil de fazer, com as dúvidas de fazer esta receita pela primeira vez misturado com as fotos pelo meio o processo todo demorou cerca de 1h. Para ver todos os passos desta receitas com fotos detalhadas carregar em baixo onde diz: "Ver mais sobre esta receita...".



Ingredientes:
800 gr de camarão (400 gr camarão cozido congelado apenas miolo e 400 gr com casca e ainda cru congelado também)
5 tomates vermelhos
3 medidas de arroz
sal grosso
3 malaguetas secas
1 cebola grande
1 pimento vermelho
3+3 dentes de alho
água q.b. da cozedura do camarão
1 ramo coentros

Notas: 1) Usámos miolo de camarão e camarão inteiro para que tivessemos mais camarão e não desse tanto trabalho a descascar. Ou seja, é mesmo necessário ter uma porção de camarão para o cozer e ficar com a água de cozedura do mesmo,porque é com essa água que se faz o arroz de gambas.
2) Nós não usámos pimento verde porque não tínhamos mas se tiverem em casa usem no fim também para o prato ficar mais colorido.
3) Usar arroz agulha para esta receita.

A primeira coisa a fazer é pôr a cozer o camarão que está inteiro, ou seja, que tem a casca.
Praticamente no fim da cozedura do anterior coloca-se no mesmo tacho o miolo de camarão para acabar de descongelar.



Então para isso, coloca-se num tacho água suficiente para cozer a quantidade de camarão que se tem. Junta-se sal grosso, a malagueta e 3 alhos descascados mas inteiros (ou esmagados). Quando a água estiver a ferver juntam-se os camarões e deixa-se cozer durante 5 minutos, não muito mais que isso.



No fim coloca-se então o miolo do camarão e deixa-se cozer 1/2 minutos.



Depois de cozer "pescam-se" todos os camarões e reserva-se a água de cozedura (importante!). E começa-se a descascar os camarões (que têm a casca!) deixando apenas o rabinho.

Nota: Nós gostamos mais de nos restaurantes comer o arroz de gambas sem ter de estar a descascar durante a refeição por isso foi o que fizemos, mas claro que para ser mais rápido pode-se não descascar o camarão.



Ok já está!!Se forem várias pessoas a descascar (como era no nosso caso) é num instante.



Agora com este trabalho feito, começa-se o arroz de gambas propriamente dito.
Num tacho (alto! por causa da água que vai ser adicionada) coloca-se azeite a cobrir bem o fundo e junta-se a cebola e o alho cortados aos bocados grosseiros, porque depois vai-se triturar tudo.



Deixa-se cozer até a cebola ficar translúcida e quando estiver junta-se o tomate e o pimento cortados aos bocados grosseiros também. Quando estiver tudo bem cozido desliga-se o fogão.



Tritura-se tudo o que está no tacho com,
por exemplo, a varinha mágica e fica um creme cor de laranja forte.



Nesta altura coloca-se o creme de novo no tacho põe-se este ao lume (lume mínimo) e juntam-se as medidas de arroz.



Mistura-se bem o arroz no creme laranja e deixa-se ferver em lume médio. Logo que o arroz esteja a ferver baixa-se para lume mínimo para que o arroz não coza demasiado depressa e comece a colar no fundo do tacho.



A partir deste momento vai-se adicionando, com a ajuda de uma concha, água da cozedura do camarão até o arroz estar feito. No fim temos ainda de ter água suficiente para quando se adicionarem os camarões.



Vai-se sempre mexendo o arroz para não colar.



Depois do arroz praticamente cozido juntam-se os camarões durante uns minutos para aquecerem e ficarem incorporados do arroz (se for preciso nesta altura ainda se adiciona mais água para ficar mais soltinho o arroz).



Juntam-se ainda os pimentos vermelhos (e verdes se tiverem!) cortados aos bocadinhos.



No fim mesmo, depois de se desligar o fogão, juntam-se os coentros.



Em cada prato servir um boa porção de arroz de gambas com coentros por cima.





Bom proveito!

2 comentários:

 
Blog Template by Delicious Design Studio