quarta-feira, 24 de março de 2010

Enchiladas de frango, pimentos e molho béchamel



Pois é ... um dos novos livros que comprámos é de cozinha mexicana, mas hoje não é desse livro que trazemos uma receita com todos os passos, mas sim deste blog, de qualquer forma foi esse livro que despertou o interesse por esta culinária. Como sempre fizemos os nossos ajustes. Aqui tivemos que fazer nós as tortilhas (uma aventurazinha!) porque a aventura a sério foi andar por todos os hiper- e super- mercados à procura de tortilhas de milho e tudo o que nos mostravam eram umas "tortitas de milho" que ficam na parte dietética e são nada mais do que umas bolachitas e não era nada disso que pretendíamos. Se não fosse esse pequeno grande passo, a receita ficava bem mais rápida! Mas como uma amiga nossa de origem luso-venezuelana nos disse ... "as tortilhas feitas em casa são muiiito melhores". Uma das próximas mensagens serão umas enchiladas de carne picada que ficaram super boas.

Ingredientes:
(4 pessoas)

Massa tortilhas:
100 gr farinha de milho
220 gr (100 + 120) farinha normal (trigo)
225 ml de água quente (e mais um bocado)
1 pitada de sal fino

2 coxas grandes de frango
2 pimentos (verde e vermelho) já assados
1 cebola
1 malagueta verde (mais para quem gostar)
1 embalagem de queijo mozzarella ralado
1 colher de chá de paprica
2 colheres de chá de sal grosso

Molho bechamel:
2 colheres de sopa de farinha maizena
50 gr de manteiga
leite que baste (pelo menos 2.5 dl)
1 gema de ovo
2 pitadas de sal fino e pimenta moída

Primeiro coze-se o frango em água com um pouco de sal (2 colheres de chá de sal grosso).



Enquanto o frango coze começam-se a fazer as tortilhas. Como não sabíamos fazer fomos procurar na internet e encontrámos bons vídeos explicativos no youtube. Nos Estados Unidos eles até têm farinha que é já própria para fazer tortilhas, como nós cá não temos tanta diversidade de ingredientes temos de nos desenvencilhar da maneira que sabemos. O importante aqui é não usar apenas farinha de milho, têm mesmo que misturar com a farinha de trigo para ficar com uma consistência que dê para trabalhar.

Então, primeiro juntam 100 gr de farinha de milho (fácil de encontrar em qualquer hiper- ou super- mercado) com 100 gr de farinha de trigo.



Juntam a água quente e começam a misturar as farinhas (usem colher de pau ou as mãos mesmo). Vai começar a ficar com grumos.



Depois de tudo incorporado vão ter uma bola com seguinte aspecto.



No entanto, esta massa ainda não vai dar para trabalhar (é demasiado pastosa e nada elástica) então é necessário adicionar mais farinha de trigo e bocadinhos de água quente. Nós estimamos que tenhamos usado cerca de 120 gr mais de farinha de trigo e sempre adicionar bocadinhos pequenos de água.

Trabalhem a massa final no vosso balcão durante uns bons 3/4 minutos.

Tem de ficar assim quando retiram um bocado de massa.



Agora o procedimento de estender a massa das tortilhas é que depende. Da primeira vez que fizemos usámos o seguinte sistema (vimos num vídeo):
saco plástico, farinha, massa, farinha, saco plástico, rolo de massa



Na segunda vez não usámos os sacos plásticos e correu bem na mesma. Ponham muita farinha no balcão.

Depois é só aquecer uma sertã e colocar a massa e aquecer de ambos os lados até estar cozida.





... e empilhar!



Claro que podem com ajuda de um tupperware virado ao contrário fazer com que elas fiquem mesmo redondinhas.

Após esta tarefa feita voltamos ao frango. Depois de cozido desfiamos todo o frango e guardamos a água de cozedura (aqui temos o nosso caldo de frango!).



Cortam-se ainda os pimeintos assados aos cubinhos e a malagueta verde também aos bocadinhos. (os pimentos já assados encontrámos no Continente)



Num sertã coloca-se azeite e junta-se a cebola picada.



Acrescentam-se os pimentos e a malagueta verdes. E deixa-se cozinhar.



A seguir adiciona-se o frango desfiado e a paprica e mexe-se tudo.



Depois de uns 2/3 minutos adiciona-se um bocado de caldo de frango.



Deixa-se cozer mais uns minutos e depois desliga-se o lume.

Agora falta fazer o molho béchamel.

Num tacho colocam ao lume a farinha maizena e a manteiga e um bocado de leite.



Vai começar rapidamente a engrossar, por isso a vara de arames é a melhor opção. Logo que comece a engrossar batam com força para que fique com o mínimo de grumos possíveis e vão adicionado leite sempre que estiver a engrossar muito.



A quantidade de leite vai depender se gostam do molho mais fluído ou não, quanto mais leite mais fluído naturalmente. Tempera-se com sal e pimenta a gosto e no fim acrescenta-se uma gema de ovo para que fique com uma cor mais bonita.



Depois de tudo preparado falta juntar tudo. Vai ser necessário um pirex grande.

Numa tortilha coloca-se o preparado do frango e depois coloca-se um pouco de queijo mozzarella ralado por cima.



Enrola-se e já está. Agora é fazer isso até encher o pirex.



No fim colocam-se os pimentos vermelhos por cima e o resto do queijo mozzarella ralado.



Para terminar cobre-se com o molho béchamel.



Agora vai ao forno até ficar tostado (uns 15 minutos a 210ºC).



Sugestão de apresentação:
enchiladas a acompanhar com salada de tomate (tomate não está na foto)





Bom proveito!


Preparação (texto corrido):

1- Primeiro fazer as tortilhas: juntar 100 gr de farinha de milho com 220 gr de farinha de trigo, adicionar 225 ml de água e mais um bocado até ligar tudo muito bem e ainda uma pitada de sal. Fazer uma bola achatada com a ajuda do rolo de massa e aquecer de ambos os lados numa frigideira quente.

2- Cozer o frango em água com um pouco de sal. Depois de cozido guardar a água de cozer o frango e desfia-se o mesmo.

3- Picar a cebola, os pimentos (verde e vermelho) já assados e a malagueta verde. Aquecer a cebola com azeite numa frigideira. Depois adicionar os pimentos verdes e a malagueta verde e deixar cozinhar uns minutos.

4- Adicionar o frango desfiado e uma colher de chá de paprica. Depois de uns 2/3 minutos adicionar um pouco da água de cozedura.

5- Num pirex colocar as tortilhas enroladas com o preparado do frango e um pouco de queijo mozzarella ralado. Depois de todas enroladas colocar o pimento vermelhos por cima e o resto de queijo mozzarella ralado.

6- Fazer o molho béchamel: num tacho colocar a farinha maizena, a manteiga e um pouco de leite. Logo que comece a engrossar junta-se mais leite. Juntar leite até que fique com a consistência desejada. Temperar com sal fino e pimenta moída. No fim juntar um gema.

7- Colocar o molho bechamel por cima das tortilhas enroladas e levar ao forno até tostar por cima (cerca de 15 minutos a 210ºC).

3 comentários:

  1. tenho de experimentar este :)

    minhammm XD

    ResponderEliminar
  2. COMO VOCÊ CONSEGUE FAZER A MASSA TÃO BEM FEITINHA? EU SOU PÉSSIMA NISSO RSRSRSRS, COMPRO PRONTA NA www.villabuena.com.br :o)

    ResponderEliminar
  3. Olá Mariana,

    Para uma primeira vez até que não ficaram mal é verdade mas foram feitas sem sabermos muito bem o que iría dar. Adorei esse site que enviaste. Aliás, como nós dizemos na receita se se puder já comprar as tortilhas feitas é perfeito porque evita-se esse passo. Em Portugal encontrámos recentemente no supermercado Pingo Doce. Imaginao que agora já existam em todos, mas na altura em que fizemos esta receita não havia nem hipermercado nem supermercado onde encontrássemos tortilhas já feitas e prontas a usar.

    Boas receitas.

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio