terça-feira, 9 de março de 2010

Crumble de maçã com nozes e canela



Esta sobremesa é daquelas que ainda não tínhamos feito ... ou melhor já tínhamos feito por cima de um bolo (por falar nisso, há muito tempo que não o fazemos!! ... isto é uma desculpa para o fazer e publicar aqui a receita) mas a receita por si só ainda não tinha havido oportunidade, apesar das imensas receitas pela net. O crumble não é mais do que fruta com uma cobertura de margarina, farinha e açúcar até ficar uma imensidão de grumos castanhos. Claro que depois há variações como a que fizemos.

O que tem de tão fácil tem de tão saboroso, dá perfeitamente para fazer num dia da semana de trabalho. A confecção é de 5 minutos, ... talvez 10 se forem muitas maçãs a descascar, e depois é só 30 minutos no forno a 210ºC. Então não dá para fazer esta sobremesa enquanto o prato principal se prepara?

Usualmente serve-se com uma bola de gelado. É uma sensação maravilhosa sentir o quente do crumble acabadinho de sair do forno com o frio do gelado e o caramelo docinho misturado na maçã ... haverá melhor do que isto?! ... talvez sim ... mas naquela noite não!!

A receita original é da Pioneer Woman mas fizemos as nossas adaptações.

Ingredientes:
(para uma refeição para 4 pessoas)

2 maçãs granny smith cortadas aos cubos
200 gr farinha
150 gr açúcar mascavado
100 gr de margarina
2 colheres de chá de canela
nozes partidas aos bocados (opcional)
açúcar amarelo q.b.

Primeiro lavar e descascar as maçãs.



Cortar aos cubos.



Envolver a maçã cortada aos bocados num bocado de açúcar (nós escolhemos açúcar amarelo para este passo, mas podia ser o mascavado ou outro tipo).



Mexer tudo muito bem e fica com este aspecto.



Numa taça colocar a farinha, a canela e o açúcar mascavado e misturar.



Agora adicionam-se as nozes partidas aos bocados e mistura-se.



Junta-se a margarina derretida e mexe-se tudo.



Até ficar assim.



Agora num pirex colocar os cubos de maçã e depois cobrir com a mistura granulosa anterior.





Depois de concluída a confecção, coloca-se o pirex no forno durante 30 minutos a 210ºC ou até
o caramelo começar a borbulhar.



Upss ... já foi um bocado!!



Sugestão de apresentação:
Servir com o gelado de nata por exemplo.





Bom proveito!

8 comentários:

  1. :-) Mesmo com gelado os crumbles são mesmo sobremesas óptimas pra dias cinzentos. Às vezes também faço e quando a minha garganta não anda bem, sirvo com molho de iogurte.

    ResponderEliminar
  2. humm ... ficou tão bom que a meio desta semana fizemos de novo e no dia seguinte antes do jantar comemos os restos =P
    com molho de iogurte? não conheço mas imagino que fique bem , como fazes?

    ResponderEliminar
  3. Geralmente faço com iogurte grego não açucarado(ou deixo o iogurte normal a coar num pano durante a noite), junto-lhe natas batidas, mel e umas gotinhas de limão. As quantidades é que é tudo a olho... lol Ah e como gosto, às vezes ponho também um bocadinho de gengibre ralado.

    ResponderEliminar
  4. Olá:)
    Eu sou a Marisa, a namorada do Pedro, Aninha. E decidi escrever aqui uma mensagem pequenina, gostava que soubesses que hoje fiz esta receita como sobremesa do jantar e ficou óptima:)
    Parabéns a ti e à tua mana!!!
    Prometo continuar a passar pelo vosso blogue para testar as vossas receitas fantásticas!!!:)

    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  5. Olá Marisa!

    Muito obrigada...ainda bem que experimentaste e que ficou bom =) é de boas notícias como essa que precisamos =p

    Beijinhos para os dois*

    ResponderEliminar
  6. Parabens pelo vosso conceito!Também adoro cozinhar, e pesquiso alguns blogs. Gostei muito do vosso! Experimentei hoje o crumble, que há muito andava para experimentar! Simplesmente delicioso! Parabens

    ResponderEliminar
  7. Obrigada "Anónimo". Ficamos contentes de saber que gostaste do nosso conceito e que a receita tenha corrido bem e sabido bem =)

    ResponderEliminar
  8. Ola :)
    fiquei deliciada com as bolachas e à minha mãe cresceu-lhe água na boca então decidimos vir aqui dar um pulinho e fazer esta receita amanha . Vamos ver como nos vamos sair :D
    já que não tinham maçãs nos cookies, esta receita foi escolhida mesmo por isso, para ter maçãs e a minha mãe não se enganar,já que de qualquer modo ela ia dizer que tinha maçãs, ahahah !

    beijinho *

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio