segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tarte de amêndoa



Esta é uma sobremesa que um familiar nos deu e partir desse momento passou sempre a fazer parte da mesa de sobremesas em qualquer ocasião festiva. No Natal já tem lugar cativo, e uma de nós até quer esta tarte para bolo de anos em 2010.

É uma tarte com uma base de bolo e depois é coberta com amêndoa torrada e leva uma cobertura de um molho feito à base de açúcar, margarina e leite.



Ingredientes:
Para a base:
200 gr de açúcar
200 gr de farinha sem fermente
200 gr de margarina
2 colheres de chá de fermento
2 ovos
amêndoa torrada

Para a cobertura:
100 gr de açúcar
125 gr de margarina
1 colher de sopa de leite



Utensílios:



Primeiro pré-aquecer o forno a 110ºC.
Começa-se por colocar numa tigela o açúcar e adicionar a margarina derretida. Mexer muito bem com a batedeira até obter um creme em tom bege.



Juntam-se os ovos inteiros e mexe-se. Depois adiciona-se a farinha.





Unta-se uma forma de tarte (ou mesmo de bolo, daquelas que a estrutura à volta aperta) com margarina e coloca-se a massa e vai ao forno a 170ºC. Tempo de cozedura: +/- 30 minutos. Vigiar com atenção e ir espetando com palito para que a massa não fique muito seca.



Depois de tirar do forno deixa-se estar na forma e deixa-se arrefecer. Nesta altura começa-se a fazer o creme para a cobertura.

Num tacho coloca-se a margarina a derreter.



Quando a margarina estiver já um bocado derretida junta-se o açúcar e mexe-se.



Depois adiciona-se uma colher de sopa de leite. Cuidado que pode salpicar um bocado. Esta parte do creme demora um bocado porque tem de ficar consistente. Mexer sempre até que quando se arrasta a colher de pau no fundo do tacho consegue-se ver o tacho (+/-).



Nesta altura colocam-se as amêndoas em cima da tarte (que ainda está na forma). Desliga-se o lume e coloca-se logo por cima das amêndoas até cobrir toda a superfície. Não esperem tempo nenhum porque senão o creme perde todas as propriedades que se obtiverem enquanto esteve ao lume.
Se for pouco creme façam mais uma dose porque este molho é delicioso, já nos aconteceu ter de fazer mais doses do que o previsto (é o que dá a gulodice!).

E já está!!



Bom proveito!

3 comentários:

  1. Ai que saudades desta tarte.Acreditem é um "menu dos Deuses..." Vale a pena fazer e comer muito,claro.

    ResponderEliminar
  2. Esta tarte é muitoooo diferente do normal =O

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio