sexta-feira, 28 de março de 2014

Perna de borrego com mostarda, limão, alho e ervas frescas



Ora então o que é prometido é devido e aqui está a receita de borrego que temos andado a fazer nos últimos tempos. Vimos a receita original no programa da Siba no foodnetwork mas o que nos incomodou foi o uso de maionese então aqui apresentamos a nossa versão (mais saudável). Esperemos que gostem e votos de um bom fim de semana!




Ingredientes
1 perna de borrego (cerca 2kg)
1 colher de sobremesa de mostarda em graos (bem cheia)
1 limão (sumo + raspa da casca)
4-5 grandes dentes de alho (2-3 para a marinada e mais 2 para colocar no borrego)
2 colheres de azeite
2 caldos de galinha
1 litro de água
alecrim e tomilho frescos

Começa-se por dar golpes na perna de borrego de um lado e de outro. Nestes cortes vão-se inserir dois alhos laminados e algumas folhas de alecrim (não sejam tímidos nas quantidades).



Ao mesmo tempo coloca-se um tacho com água a ferver. Depois da água fervida colocam-se os caldos de galinha e dissolvem-se com a ajuda de uma colher. Reserva-se.

Num almofariz coloca-se a raspa do limão, a mostarda e dois ou três dentes de alhos grandes. Adiciona-se ainda o sumo do limão, o azeite, o tomilho e o alecrim. Colocam-se apenas as folhas e não os ramos.



Depois de feita a marinada, terem-se sido inseridos nos cortesos os alhos laminados e a as folhas de alecrim, rega-se o borrego com a marinada e espalha-se bem a toda a volta da perna de borrego. No fim coloca-se mais uma boa porção das ervas frescas no pirex e rega-se com o caldo à volta e não por cima para não retirar a marinada do borrego.



Coloca-se papel de alúminio por cima do pirex ou tabuleiro de modo ao caldo não evaporar. 
Deixa-se assar durante 1h30 a 130ºC. É muito importante assar a uma temperatura bem baixa para a carne ficar muito tenra (e se fica!). Passado esse tempo retira-se o papel de alumínio e assa-se mais 1h (30 minutos de cada lado da perna) a 170ºC para dourar de cada lado. Pode ser preciso colocar mais caldo de galinha antes tostar o borrego.

Bom proveito!

PS - Esta comida no dia seguinte fica maravilhosa. Desfia-se o borrego que sobrou e coloca-se numas sandes ou come-se mesmo numa salada.

1 comentário:

 
Blog Template by Delicious Design Studio