
Esta é um óptima sugestão para sobremesa de verão, é fresca e doce apenas o necessário. Esperemos que gostem e bom proveito! A receita original é a seguinte. Para ver mais detalhes sobre esta receita clicar em "Ver mais sobre esta receita".

Ingredientes:
Base:
60 gr de coco ralado
300 gr de bolachas
90 gr de manteiga derretida
Creme de limão:
150 gr de sumo de limão espremido (+/- 3 ou 4 limões)
150 gr de açúcar em pó
3 ovos
1 folha de gelatina
150 gr de manteiga
casca de 3 limões
Começa-se por grelhar o coco ralado. É apenas necessário colocar o coco um tabuleiro de forno e deixar grelhar cerca de minutos a 150C, mas cuidado pois o coco fica alourado muito rapidamente. Têm de estar atentos!

Entretanto trituram-se as bolachas, nós usámos bolachas de manteiga, mas podem ser digestivas ou de canela ou gengibre. Numa taça colocam-se as bolachas trituradas, o coco ralado e a manteiga derretida. Amassa-se tudo, coloca-se sobre o molde da tarte e espalha-se bem usando as mãos ou a ajuda de um copo para pressionar bem a mistura. Logo de seguida coloca-se a forma no frigorífico para a base ficar bem dura.


Tira-se a casca dos limões, previamente bem lavados, e reseva-se e em seguida usam-se esses limões para espremer o seu sumo até chegar às 150 gr. Coloca-se num tacho o sumo dos limões e também as cascas.

Entranto junta-se o açúcar em pó e os 3 ovos e mistura-se bem. Antes de colocar o tacho ao lume é necessário colocar água fria num recipiente e mergulhar a folha de gelatina na água até ficar bem mole. Quando isso acontecer, adiciona-se a gelatina ao tacho e coloca-se este ao lume.
Mexe-se bem a mistura a lume brando até começar a engrossar e nessa altura retira-se do lume. Antes de deixar a repousar, passa-se a mistura por um passador para retirar as cascas de limão e ficar um creme mais liso.

Deixa-se arrefer uns 10-15 minutos e nessa altura junta-se a manteiga e mexe-se bem pois ela vai derreter aos poucos com o calor do tacho ainda. Mas objectivo é mesmo não adicionar a manteiga já derretida.

De seguida coloca-se no frigorífico de uma noite para a outra, ou pelo menos, umas 8 horas.
No dia seguinte é só colocar o creme sobre a base de bolacha e coco ralado e servir.
Nas fotos o que vêem são supremos de limão que são obtidos cortado o limão através das suas secções entre partes fibrosas consecutivas e casca de limão confitado como podem ver na receita original.
Bom proveito!

Gostei muito do aspecto, mas o que mais me seduziu foi a base com o côco, que delícia deve ser!
ResponderEliminarOlá, vim visitar o seu blog e fiquei encantada.
ResponderEliminarJá sou seguidora.
Esta tarte deixou-me de água na boca.
Bjs