quarta-feira, 1 de maio de 2013

Gambas e batatas à arrabbiata com toque de manjericão



Esta foi uma daquelas receitas que quando fomos fazer o curso de cozinha não estavamos com grandes expectativas mas no final de contas adorámos. É suculenta, saborosa um bocadinho picante por causa do chili. É deliciosa pronto! A receita original pode ser encontrada aqui. Para ver os detalhes desta receita basta clicar em "Ver mais sobre esta receita".



Ingredientes (para 2 pessoas):
1 cebola
1 dente de alho
2 batatas médias/grandes
1 tomate grande
1/4 de pimento
1 cubo de caldo de legumes
10 gambas congeladas cruas
1 molho de manjericão
1 chili fresco (pequeno)
sal q.b.
azeite q.b.

Primeiro começa-se por descascar as gambas e tirar-lhes o intestino (deixa-se as caudas das gambas). Reserva-se para já.



Entretanto, descasca-se a cebola e o alho e cortam-se em bocados pequenos. Ao mesmo tempo faz-se o mesmo às batatas mas para estas convém que os cubos sejam aproximadamente do mesmo tamanho de modo a que a cozedura seja uniforme.



Num tacho ferve-se água, junta-se de seguida o cubo de caldo de legumes e deixa-se dissolver.



Agora passa-se ao tomate e pimentos. Quanto aos pimentos, cortam-se aos bocadinhos, relativamente ao tomate, corta-se em quatro, retira-se o interior (podem guardar para sopas ou molho de tomate) e utiliza-se apenas a parte exterior. Assim, corta-se cada quarto de tomate em finas lâminas e depois aos cubos.



Numa panela coloca-se o azeite, alho aos bocadinhos e a cebola cortada. Quando a cebola estiver translucida juntam-se os cubos de batata e tempera-se com um bocado de sal. Deixa-se estufar uns 3 minutos.



Adicionam-se os cubos de tomate, pimentos e o chili fresco, sem as pepitas, cortado muito finamente. Deixa-se estufar mais uns minutos com a água que se liberta do tomate e pimento.



Em seguida junta-se o caldo de legumes até quase cobrir as batatas e deixa-se cozer a lume brando. Se for necessário colocar mais caldo de legumes mais tarde coloca-se de modo a que fique molho no final da receita. As batatas estão cozidas quando espetarmos uma faca num cubo de batata e este não oferecer resistência.



Enquanto as batatas cozem, pode-se cortar o manjericão, previamente lavadado, aos bocados.



Antes de se juntarem as gambas rectifica-se o tempero. A cozedura das gambas é bastante rápida por isso apenas é necessário esperar uns 3 minutos.



Logo de seguida adiciona-se o manjericão cortado.



Deixa-se apurar mais 1 ou 2 minutos e está pronto a servir.



Bom proveito!



1 comentário:

 
Blog Template by Delicious Design Studio