domingo, 25 de novembro de 2012

Perdiz com uvas e bacon



Esta receita foi tirada da revista "Saveurs Best of 2012" pg 93. Foi a primeira vez que fizemos perdiz em casa e a família toda adorou. Tem a parte salgada do bacon e da perdiz e depois o lado doce das passas e das uvas caramelizadas. Acompanhámos com arroz branco numa ocasião e noutra com massa. Esperemos que seja do vosso agrado. Boas receitas!





Ingredientes (2 pessoas)
2 perdizes (ou 3)
1 cebola
100 gr de bacon aos cubinhos
200 ml de caldo de galinha
30 gr de passas
50 gr de uvas pretas
50 gr de uvas verdes
10 gr de manteiga
2 colheres de sopa de mel
azeite q.b.
pimenta q.b.

Numa panela coloca-se azeite para minimamente cobrir o fundo do tacho, 2 colheres de sobremesa de manteiga e a cebola cortada aos cubinhos (a manteiga é opcional mas nós quisemos seguir a receita à risca).



Adicionam-se as perdizes e deixam-se dourar durante uns 5 minutos de todos os lados.





Entretanto, retiram-se as perdizes do tacho e reservam-se temporariamente noutro recipiente. Adicionam-se os bocados de bacos aos cubinhos à cebola e deixa-se cozinhar até focarem bem tostados.



Nesta altura adicionam-se as passas e uma colher de sopa de mel, mistura-se tudo muito bem e deixa-se estufar uns minutos.



De seguida voltam-se a introduzir as perdizes na panela e junta-se o caldo de galinha. Junta-se pimenta moída na altura. À partida nao será necessário temperar com sal pois a receita leva bacon que já é salgado e o caldo de galinha também já tem uma certa quantidade de sal.



Deixa-se estufar cerca de 15-20 minutos.

Durante este tempo, pode-se ir tirando as pevides das uvas. Quase no fim das perdizes estarem prontas, numa sertã, colam-se mais duas colheres de sobremesa de manteiga e uma colher de mel. Quando começar a caramelizar juntam-se as uvas e deixam-se envolver no caramelo durante 2-3 minutos.



No fim, adicionam-se as uvas à panela onde cozinharam as perdizes e deixa-se mais uns minutos.


3 comentários:

  1. Nunca cozinhei perdiz, mas adorei o aspecto da que mostras!

    ResponderEliminar
  2. Excelente aspecto , e com uvas e mel agrada-me.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Adoro perdizes...E ja nao como uma ha tanto tempo. Adorei a tua versao.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio