quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Entrecosto com pimentão e laranja e arroz cozido no forno



Finalmente aqui apresentamos uma sugestão de receita com entrecosto, algo que nunca fizemos em casa enquanto vivíamos com os nossos pais pois não fazia parte do nosso conjunto tradicional de receitas. A receita original é do livro da Joana Roque "Feito em casa". A maneira como o arroz foi cozido foi retirada do seguinte blog. Ficou delicioso. Para ver os passos detalhados desta sugestão clicar em ver mais sobre esta receita.





Ingredientes (4 pessoas):
1kg de entrecosto
2 laranjas
6 dentes de alho
pimentão doce em pó (6 grandes pitadas)
malaguetas (piri-piri) em pó
vinho branco q.b.
sal grosso q.b.
azeite (um fio)

arroz para 4 pessoas
água

Nota: As fotos nem sempre representam as quantidades indicadas nesta receita uma vez que foram tiradas em ocasiões diferentes.

Primeiro espreme-se o sumo das duas laranjas.



Começa-se também por descascar os vários dentes de alho e numa taça (ou num almofariz se o tiverem) colocam-se os mesmos em conjunto com o sal grosso, pimentão doce e piri-piri.



Esmaga-se tudo muito bem com a ajuda de um copo (ou de um pilão) até fazer uma pasta e a certa altura adiciona-se um fio de azeite e continua-se a misturar tudo.



De seguida barra-se a pasta no entrecosto cobrindo toda a sua superfíci. No fim adiciona-se o sumo das laranjas espremidas. Se houver tempo, deixa-se marinar 1 noite, senão apenas algumas horas.



Findo o tempo da marinada resta colocar tudo num pirex e regar com um pouco de vinho branco. Depois leva-se ao forno por pelo menos 1h30, inicialmente a 170ºC, e mais tarde para tostar, a 200ºC.



Num outro pirex faz-se o arroz e para isso usa-se pelo menos metade do molho do entrecosto e adiciona-se água para completar o volume do pirex. De seguida junta-se o arroz e adiciona-se sal grosso se o molho não estiver temperado o suficiente.





Coloca-se unicamente no forno o pirex do arroz e sobe-se a temperatura para os 230ºC. Quando a água começar a ferver e o arroz a cozer convém ir mexendo-o de vez em quando, para o soltar, e ajustar os temperos com sal, se necessário.







Bom proveito!

5 comentários:

  1. Uma refeição totalmente a meu gosto, adoro arroz de forno!

    ResponderEliminar
  2. Excelente refeição,gostei de tudo!
    Obrigada pela partilha :)
    Beijinhos

    http://inventurasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Já vinha espreitar este cantinho mas tornei-me seguidora oficial!
    Quanto a esta receita é bem do meu gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio