quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pão de batata frito e empolado



Esta é uma receita indiana que está no livro que recentemente comprámos de cozinha oriental ("petiscos orientais" de Tom Kime). Estas bolinhas de batata chamam-se "aloo puri".

Como sempre podem ver esta receita carregando em "Ver mais sobre esta receita ...".



Ingredientes:
(para 5 pessoas)

500 gr de batata para cozer
2 colheres de chá de sal
250 gr de farinha normal
50 gr de margarina derretida
80 ml de água morna
óleo para fritar

Colocar as batatas, descascadas e cortadas em metades, num tacho com água a ferver e uma colher de chá de sal.





Escorrem-se as batatas.



Colocam-se de novo no tacho em lume brando durante 1 minuto para que sequem a água que ainda resta. De seguida retira-se do lume e esmagam-se as batatas.






Numa tigela coloca-se a farinha e uma colher de chá de sal. Acrescenta-se a batata esmagada e mexe-se.



Derrete-se a margarina no tacho onde se cozeram as batatas.



Abre-se um buraco no meio e acrescenta-se a margarina derretida e a água morna, um bocado de cada vez, mexendo sempre até a mistura estar firme e descolar das paredes da tigela.





Coloca-se um bocado de farinha nas mãos e, numa superfície lisa, trabalha-se a massa durante uns 5 minutos até ficar macia e elástica. Deixa-se repousar durante 30 minutos.



Para fazer "puri", primeiro tira-se um bocadinho de massa e faz-se uma bola amassando-se a massa com as mãos. Depois espalmam-se, bem espalmadas, as bolas feitas até terem cerca de 3 mm de espessura.



Aquece-se bem o óleo para fritar. Colocam-se os "puri" e quando estiverem dourados por baixo viraram-se ao contrário. Secam-se com papel de cozinha e repete-se o processo para toda a massa. Esta receita foi utilizada como acompanhamento para as almôndegas de porco com alho e malagueta.







Sem comentários:

Publicar um comentário

 
Blog Template by Delicious Design Studio