sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Madalenas



A receita original das Madalenas à antiga pode ser encontrada neste site francês - site. Esta receita já é adaptada.



Ingredientes:
200 gr de farinha
175 gr açúcar
100 gr de margarina
1 limão
4 ovos
fermento
1 pitada de sal



As Madalenas têm uma forma conhecida e para isso são precisas formas, quem não tiver coloca numa forma qualquer que tenha, mesmo até forma de bolo. Fica mais engraçado em formas pequenas.



Logo de início convém untar as formas com manteiga ou margarina e peneirar farinha para cima das formas. Pré-aqueçam o forno a 170ºC.



Numa tigela coloca-se o açúcar e juntam-se os ovos, mexendo com uma batedeira até ficar tudo muito bem misturado, formando uma espécie de líquido/creme bege.





Mede-se a farinha utilizando um copo medidor e adiciona-se o fermento (1 colher de chá). Derrete-se a margarina.



Adiciona-se a margarina derretida ao creme de açúcar e ovo e mexe-se com a batedeira. Depois adiciona-se a raspa de limão (ou de laranja), o equivalente a meio limão.



Junta-se à mistura final a farinha peneirada com o fermento e mexe-se ou com colher de pau ou com batedeira.



Até ficar assim...



Agora chega a parte de colocar nas forminhas (se for essa a opção). Conselho: não ponham muita massa nas forminhas porque senão vão ficar com Madalenas grandes e mais massudas. Coloquem menos massa do que aquelas que aparecem nas fotos. Fica melhor asseguramos-vos, depois de termos experimentado das duas maneiras!!







Colocar no forno a 210ºC durante cerca de 15 minutos, mas fiquem atentos porque elas cozem muito rápido. Depois de tirar do forno o resultado é este:







E agora num ambiente mais colorido:



Esta receita dá para cerca de 25 Madalenas (depende da quantidade que se põe em cada forminha). As formas arranjam-se facilmente em lojas de utilidades ou nas grandes superfícies.
Sobre as Madalenas encontra-se muita informação e muitas receitas, existem muitas variações, como por exemplo Madalenas de chocolate. É só darem asas à vossa imaginação.

Bom proveito!

2 comentários:

  1. Ah! Les madeleines!oui, oui...
    Parecem muito fofinhas. está decidido! Vou fazer este fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. Que tenha feito não duvido. Agora, espero que tenham sobrado até 3.ªf.
    :))

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio