sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Bolachas com pepitas de chocolate, amendoim e amêndoa



A receita original é do site The Crepes of Wrath - site. É um blog que acompanhamos de perto. Nesta receita também fizemos as nossas adaptações. Nos ingredientes apresentamos as medidas, não em gramas (excepto a margarina) mas em canecas, porque os Americanos têm a mania de usar unidades diferentes das nossas (sistema internacional). Quando fizermos de novo a receita alteramos aqui as unidades também.


Ingredientes:
2 canecas de farinha
1/2 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
200 gr de margarina
1 caneca de açúcar amarelo
1/2 caneca de açúcar branco
1 ovo
1 gema de ovo
pepitas de chocolate (por ex. no Jumbro)
amêndoa laminada
amendoins



Pré-aqueçam o forno a 170ºC.
No copo medidor (ou balança) meçam a farinha e transfiram para uma tigela, juntem o fermento e o sal e deixem de parte.



Derretam a margarina.



Numa tigela juntem o açúcar amarelo e branco e a margarina derretida e batam com a batedeira. Depois juntem o ovo e a gema de ovo e continuem a bater.



Peneirem a mistura de farinha, fermento e sal e adicionem gradualmente à mistura dos açúcares, margarina e ovos. Mexam tudo até ficar tudo bem ligado.



Agora é parte de rechear esta massa com as pepitas de chocolate, amendoim e amêndoa. Quanto às pepitas de chocolate, nós adicionamos a embalagem toda (habitualmente compramos no hipermercado Jumbo). Relativamente à amêndoa laminada, a embalagem é da mesma marca que as pepitas, mas só adicionamos meia embalagem. De amendoins, bom! ... nós não encontramos amendoins descascados simples, os que já estão descascados têm sal ou especiarias. Por isso é necessário arregaçar as mangas e descascar uma boa quantidade de amendoins. A quantidade depende de cada um. Conselho: depois de descascarem e tirarem aquela película cor de vinho separem as duas partes do amendoim.

Basicamente esta parte resume-se a juntar estes 3 ingredientes sobre a massa final e mexer. Aviso: é uma massa muito consistente por isso é por vezes difícil de mexer mas se tiverem daquelas máquinas que mexem tudo utilizem-nas, simplifica-vos o esforço. Claro que um bocado de esforço também não faz mal a ninguém, especialmente tendo em contas as kilocalorias que vão ser ingeridas no fim =P

Com a ajuda de duas colheres de sopa fazem-se bolinhas e colocam-se sobre o tabuleiro do forno que já deve estar coberto com papel vegetal (é mais limpo, mas não é imprescindível). Pode ser feito com as mão mas não as façam muito perfeitinhas porque elas são mais agradáveis se ficarem mais grosseiras. Conselho: façam mesmo bolas não as espalmem.



Colocar no forno a 210ºC e esperar cerca de 10/15 minutos. Depende se gostam delas mais branquinhas ou mais douradinhas. Aviso: se ficarem mais douradinhas vão ficar também mais estaladiças e podem ficar demasiado rijas para trincar.






hummmm.....
quando elas estão quentinhas com o chocolate a derreter são irresistíveis...



Bom proveito!!

8 comentários:

  1. Devem ser uma delícia. É pena não poder receber já uma pelo blog!

    ResponderEliminar
  2. Vou já experimentar!...Depois direi de minha justiça!...Mas pelas imagens são seguramente uma delícia.

    ResponderEliminar
  3. ihihih são boas! são boas! já tive o privilégio de as experimentar :P la la la

    ResponderEliminar
  4. Parecem mesmo apetitosas :D um dia destes experimento seguramente!

    ResponderEliminar
  5. Estas valem a bem a pena o esforço =D

    ResponderEliminar
  6. epa esta devo experimentar! :p
    Tá mt giro o blog! Continuem, que eu adoro estas coisinhas... fáceis e boas ;)
    Tânia

    ResponderEliminar
  7. Há pessoas que têm a sorte de te levar para Coimbra afim de te termos como cozinheira mestre para fazermos estes bolinhos maravilhosos as vezes que quisermos! eheh

    São mesmo bons! se não fosse uma naba na cozinha até experimentava. Mas tu fazes mt melhor :P

    5*

    Sara

    ResponderEliminar
  8. Fiz ontem e já voaram :p Tão boas :)

    Obrigada, vou continuar a 'roubar' receitas deste site :D

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio