sábado, 16 de janeiro de 2010

Arroz doce

DSCF5188

Esta é das sobremesas que mais gostamos!

Ingredientes:
300 gr arroz
200 gr açúcar
75 gr de manteiga (aqui usamos manteiga em vez de margarina)
6dl leite meio gordo
5 gemas de ovos
1 limão
1 pau de canela
pó de canela para decorar
10 pitadas de sal grosso para temperar

Primeiro aquece-se num tacho a água com o sal, a manteiga, as cascas de limão e o pau de canela. Não coloquem muita água, apenas a suficiente para cobrir o arroz e ainda ficar cerca de 1/2cm.



Quando a água estiver a ferver coloca-se o arroz e deixa-se cozer. Nesta altura não é preciso que o arroz coza totalmente porque ainda vai cozer mais quando for adicionado o leite.



Quando a água já tiver sido toda (ou quase toda) absorvida pelo arroz coloquem o leite e mexam. Passado uns minutos tirem as cascas de limão e o pau de canela.



Deixar ferver o leite mas enquanto este não ferve separem-se as gemas das claras.



Numa taça auxiliar coloquem-se as 5 gemas e para temperá-las junte-se um pouco do leite quente (pode vir também com arroz) e mexer rapidamente para as gemas não cozerem. Fazer isto umas três vezes. Colocar o tacho em lume mínimo.



Agora adicionam-se gradualmente as gemas, já mexidas e temperadas, ao tacho do arroz e mexe-se rapidamente (cuidado para não salpicar).



A cor está muito amarelo vivo porque os ovos que usámos eram caseiros, com ovos de supermercado a cor fica muito mais deslavada.



Para decorar aconselhamos usar travessas baixas (as imagens que aqui colocamos não representam isso). Dica de decoração: colocar canela em pó no fundo da travessa, colocar o arroz doce e colocar canela em pó de novo.







Bom proveito!

3 comentários:

  1. Está giro sim senhora!
    E as fotos estão óptimas. Prometo visitá-lo regularmente :-)

    ResponderEliminar
  2. -Que rico aspecto. Já se comia...Lá vão as dietas...

    ResponderEliminar
  3. a tua madrinha ia adorar! (eu não gosto de arroz doce) mas bom aspecto tem sim srª!

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio