sexta-feira, 27 de junho de 2014

Bacalhau espiritual



Hoje apresentamos uma refeição que comiamos frequentemente na cantina da universidade e adorávamos. Essa comida é o bacalhau espiritual, e passados tantos anos só agora nos aventuramos a faze-la. Escusado será dizer que foi um sucesso e que agora não vamos parar de fazer esta comidinha aqui por estes lados. A receita que nos inspirou é esta, no entanto, a versão que comiamos na cantina levava alho francês e nós absolutamente adoramos este ingrediente por isso aqui fica a nossa sugestão! Esperemos que gostem tanto como nós.




Ingredientes:
800 gr de bacalhau demolhado
300 gr de alho francês
400 gr de cenoura
2 cebolas cortadas em meias luas
2 alhos
4 pães
60 gr de margarina
1 ovo
30 gr de farinha de trigo
30 gr de farinha maizena
275 ml de leite
leite q.b. para demolhar o pão
275 ml de água de cozer o bacalhau
200 ml de natas
queijo mozzarela ralado a gosto
sal, pimenta, noz moscada q.b.
azeite q.b.

Começa-se por preparar os três ingredientes principais: bacalhau, cenouras e alho francês. Inicia-se o processo pela cozedura do bacalhau. Entretanto, descascam-se e ralam-se as cenouras e reserva-se. De seguida, lavam-se bem os alhos francês e corta-se às rodelas, reserva-se.



Preparam-se ainda as cebolas e os alhos. Descascam-se e cortam-se as cebolas às meias luas e os alhos aos bocadinhos.

Depois de cozido o bacalhau, reserva-se alguma da água de cozedura e desfia-se o mesmo.

Num tacho coloca-se a margarina e deixa-se derreter a lume médio. De seguida juntam-se as farinhas. Mexe-se tudo e vai-se juntando a água de cozedura do bacalhau de forma a obter um creme liso.



Adiciona-se o leite e continua-se a mexer. De seguida, junta-se o ovo batido e tempera-se com sal, pimenta e noz moscada. Quando estiver a quase a ferver apaga-se o lume, juntam-se as natas e mexe-se até que tudo fique bem misturado.



Coloca-se o pão aos bocados numa tigela e rega-se com leite para que fique bem húmido e reserva-se.



Num outro tacho a lume brando, coloca-se azeite suficiente para cobrir o fundo. Adicionam-se as cebolas e os alhos e deixa-se ganhar cor.



Quando as cebolas e os alhos estiverem lourinhos juntam-se as cenouras e deixa-se cozinhar alguns minutos mexendo sempre as cenouras no início.



Quando as cenouras estiverem já moles adiciona-se o alho francês às rodelas e deixa-se também cozinhar durante alguns minutos envolvendo bem com as cenouras na parte inicial.



Passado alguns minutos junta-se o bacalhau desfiado e envolve-se bem.



De seguida adiciona-se o pão embebido em leite e mistura-se tudo muito bem. Depois junta-se 3/4 do creme de farinha preparado anteriormente e envolve-se até estar tudo bem incorporado.





Num pirex coloca-se o preparado e espalha-se bem. De seguida adiciona-se o restante creme de farinha e espalha-se até ficar uma superfície lisa.



Se gostarem podem colocar queijo mozzarela por cima e está pronto a ir ao forno. Vai ao forno a 170ºC até estar bem dourado e o queijo derretido.

Bom proveito!




2 comentários:

  1. Mas que belo bacalhau, adorei a cenoura e o alho francês, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Costumo fazer doutra maneira mas confesso que adorei a tua versão
    Esta uma delicia
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar

 
Blog Template by Delicious Design Studio