sexta-feira, 23 de maio de 2014

Bolo de arroz



A nossa mãe já tinha feito bolos de arroz há muito tempo e portanto tinha as forminhas, foi só mesmo pesquisar um bocado pela internet para encontrar sugestões de receitas para os tão apreciados bolos de arroz. Hoje é isso que vos trazemos, uma receita fácil e saborosa. Nós usámos raspa de limão para aromatizar uma vez que a maior parte das receitas assim o indicava mas também vimos outras sugestões com raspa de laranja. Ficámos muito satisfeitas com a textura dos bolos pois ficou muito parecida com o que se come nas pastelarias. Inspirámo-nos nesta e nesta receita. Votos de um bom fim de semana!




Ingredientes: (344 kcal por 100 gr de bolos de arroz, rendeu 9 bolos de arroz de 220 kcal cada)

150 gr de açúcar
100 gr de margarina
3 ovos
3 colheres de sopa de leite
100 gr de farinha de trigo
100 gr de farinha de arroz
1 colher de chá de fermento em pó
raspa de 1 limão
açúcar q.b. para decoração

Começa-se por bater o açúcar com a margarina até ficar um creme esbranquiçado.





Adicionam-se os ovos inteiros, a raspa de limão e as colheres de leite e bate-se de novo até estar tudo incorporado.



Por fim juntam-se os ingredientes secos, ou seja, os dois tipos de farinha e o fermento. Mistura-se tudo até ficar bem ligado.



Fica-se com uma massa bem leve!



As partes mais trabalhosa são as de cortar o papel vegetal para fins culinários às tiras e colocar nas formas de bolos de arroz e também colocar a massa nessas forminhas sem que elas saiam do lugar. Mas com um bocadinho de paciência e de tempo faz-se bem. Depois de algumas pesquisas cortamos as tiras com 6.5 cm de espessura, no entanto, não era necessário serem tão altas, entre 5-5.5 cm chegava.

Para finalizar colocam-se montinhos de açúcar em cima dos bolos. Tem mesmo de ser montinhos pois se apenas polvilharem não tem o mesmo efeito e o que se pretende é que os nossos bolinhos de arroz se pareçam aos das pastelarias.



O tabuleiro vai ao forno durante 15-20 miunutos a 170ºC ou até estarem dourados.

Esperemos que gostem pois nós certamente que gostámos.



Bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Blog Template by Delicious Design Studio